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DIA INTERNACIONAL DA FILOSOFIA (18/11)


PROGRAMA

Escola Secundária de S. Lourenço

Departamento das Ciências Sociais e Humanas

Área Disciplinar de Filosofia

17 de Novembro de 2010

Quarta-feira – 13:30 H

Almoço Convívio

Restaurante O Cavalinho

Rua D. Augusto Eduardo Nunes, Nº 19

Dia Internacional Da Filosofia

18 de Novembro de 2010

Quinta-feira

I

Património A Respeitar

(Materiais Das Salas De Aulas)

“Aquilo que fizermos hoje pela escola será o que as

próximas gerações de Alunos vão / receber e,

certamente, seria injusto que o nosso legado se

apresentasse degradado e / menos funcional.”

in Eduardo Luciano Crespo Relvas,

Comunicado,

Portalegre, 29 de Setembro de 2010,

O Director.

Filosofia Da Identidade Dos Objectos

· Textos De Alunas/os de Filosofia 10º Ano

· Artigos Publicados no Jornal Fonte Nova

· Afixação de Cartazes Alusivos à Efeméride

· Actividades dinamizadas na página da escola

DIA INTERNACIONAL DA FILOSOFIA

II

“Vimos, pois, apelar a toda a Comunidade Escolar para a necessidade de preservarmos instalações, equipamentos e materiais, de modo a que deles possamos desfrutar nas melhores condições e durante mais tempo.”

Ibidem

Centro De Recursos

(Biblioteca – 16:15 H)

Lançamento do Livro

Retalhos Do Mundo

(Professor Luís Martins)

1 - A Filosofia No Ensino Secundário

(Breve Abordagem)

- O Actual Papel Da Filosofia

2 – Apresentação De Trabalhos De Alunas/os

- Ilustração De Poemas

3 – Testemunho De Cultura

Livraria.Cafetaria

Pontofinal.parágrafo

“Estar no mundo

Perceber seus sentidos

Tê-lo no olhar

Primar pela devoção

Tirar de si o entender

Ter outro estar

Poder sapiência beber.”

in Luís Martins,

Retalhos Do Mundo,

Colecção World Art Friends X, 2010, p. 7

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COMO SE FAZ UM COMENTÁRIO A UM TEXTO

1- LER atentamente o texto: as vezes que forem necessárias até o compreender. Pelo menos duas vezes, mesmo que seja de fácil compreensão; 2- À medida que se lê o texto, devem APONTAR-SE os conceitos e palavras/vocábulos dos quais não conhecemos o significado; 3 - Depois de lido o texto (as vezes que forem necessárias), CONSULTAR UM DICIONÁRIO E/OU UMA ENCICLOPÉDIA , no sentido de encontrar as respostas a todas as palavras e expressões que dificultavam a compreensão daquele; 4 - IDENTIFICAR se é um texto autónomo e independente ou se é um excerto de um texto (um texto completo ou parte de... ); 5 - IDENTIFICAR o género literário a que o texto corresponde (se é prosa, se é poesia, que tipo de poesia, etc... ); 6 - INDICAR o tema do texto, ou seja, a ideia fundamental do mesmo; 7 - Para a compreensão de um texto é, muitas vezes, necessário DIVIDI-LO em partes; 8- Se se tratar de um texto de opinião e for exigido um COMENTÁRIO CRÍTICO do texto, é necessário contra-argumentar e...

ARREDORES

ARREDORES «Domingo irei para as hortas na pessoa dos outros» Álvaro de Campos No tempo em que havia quintas e hortas em Lisboa, e se ia para lá aos domingos, eu ficava em casa. E em vez de ir para as quintas e para as hortas, em vez de apanhar couves e de ordenhar ovelhas, lia poemas que falavam das quintas e das hortas de Lisboa, como se isso substituísse o ar do campo e o cheiro dos estábulos. É por isso que hoje, quando me lembro dos arredores de Lisboa onde havia quintas e hortas, o que lembro são as horas de leitura de poemas sobre esses arredores, e os passeios que eles me faziam dar aos domingos, substituindo os lugares reais com mais exactidão do que se eu tivesse ido a esses lugares. Visitei, assim, quintas e hortas pela mão do Cesário Verde e do Álvaro de Campos, e soube por eles tudo o que precisava de saber sobre os arredores de Lisboa, que hoje já não existem porque Lisboa entrou por eles e transformou as quintas em prédios e as ovelhas em automóvei...

António Aleixo

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