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A S. LOURENÇO EM BARCELONA

 

Poema dedicado a Barcelona

pelo grupo de professores que acompanharam os alunos

De visita a Barcelona

Alegre grupo escolar

Encontra na multidão catalã

O encanto

Num passeio de busca cultural

Feito de arte

E alimento espiritual

 

Em Barcelona

Cidade de mil encantos

Brota Arte em cada recanto

Feito de humano canto

No recolhimento de múltiplos espantos

 

Barcelona é sinónimo de Arte

Forte cultura

Espanha de identidade própria

Cidade de distinta parte

Graciosa mas dura

Feita de gente verdadeira

Tida por si mesma em dupla fronteira

 

Barcelona é cidade feita de noite e dia

Um existir com ciência

De sentido histórico

Despertar de banal consciência

Nova euforia

Um renascer da universal história

Fundada na eterna e Sagrada Glória

 

 

Compilado por Luís Martins

 

Colónia Guell

Cripta Gaudi

Montserrat

Mosteiro Montserrat

Forno Solar Odeillo

PortAventura

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ARREDORES

ARREDORES «Domingo irei para as hortas na pessoa dos outros» Álvaro de Campos No tempo em que havia quintas e hortas em Lisboa, e se ia para lá aos domingos, eu ficava em casa. E em vez de ir para as quintas e para as hortas, em vez de apanhar couves e de ordenhar ovelhas, lia poemas que falavam das quintas e das hortas de Lisboa, como se isso substituísse o ar do campo e o cheiro dos estábulos. É por isso que hoje, quando me lembro dos arredores de Lisboa onde havia quintas e hortas, o que lembro são as horas de leitura de poemas sobre esses arredores, e os passeios que eles me faziam dar aos domingos, substituindo os lugares reais com mais exactidão do que se eu tivesse ido a esses lugares. Visitei, assim, quintas e hortas pela mão do Cesário Verde e do Álvaro de Campos, e soube por eles tudo o que precisava de saber sobre os arredores de Lisboa, que hoje já não existem porque Lisboa entrou por eles e transformou as quintas em prédios e as ovelhas em automóvei...

COMO SE FAZ UM COMENTÁRIO A UM TEXTO

1- LER atentamente o texto: as vezes que forem necessárias até o compreender. Pelo menos duas vezes, mesmo que seja de fácil compreensão; 2- À medida que se lê o texto, devem APONTAR-SE os conceitos e palavras/vocábulos dos quais não conhecemos o significado; 3 - Depois de lido o texto (as vezes que forem necessárias), CONSULTAR UM DICIONÁRIO E/OU UMA ENCICLOPÉDIA , no sentido de encontrar as respostas a todas as palavras e expressões que dificultavam a compreensão daquele; 4 - IDENTIFICAR se é um texto autónomo e independente ou se é um excerto de um texto (um texto completo ou parte de... ); 5 - IDENTIFICAR o género literário a que o texto corresponde (se é prosa, se é poesia, que tipo de poesia, etc... ); 6 - INDICAR o tema do texto, ou seja, a ideia fundamental do mesmo; 7 - Para a compreensão de um texto é, muitas vezes, necessário DIVIDI-LO em partes; 8- Se se tratar de um texto de opinião e for exigido um COMENTÁRIO CRÍTICO do texto, é necessário contra-argumentar e...

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