ARREDORES «Domingo irei para as hortas na pessoa dos outros» Álvaro de Campos No tempo em que havia quintas e hortas em Lisboa, e se ia para lá aos domingos, eu ficava em casa. E em vez de ir para as quintas e para as hortas, em vez de apanhar couves e de ordenhar ovelhas, lia poemas que falavam das quintas e das hortas de Lisboa, como se isso substituísse o ar do campo e o cheiro dos estábulos. É por isso que hoje, quando me lembro dos arredores de Lisboa onde havia quintas e hortas, o que lembro são as horas de leitura de poemas sobre esses arredores, e os passeios que eles me faziam dar aos domingos, substituindo os lugares reais com mais exactidão do que se eu tivesse ido a esses lugares. Visitei, assim, quintas e hortas pela mão do Cesário Verde e do Álvaro de Campos, e soube por eles tudo o que precisava de saber sobre os arredores de Lisboa, que hoje já não existem porque Lisboa entrou por eles e transformou as quintas em prédios e as ovelhas em automóvei...
Blogue da Biblioteca da Escola Secundária de S. Lourenço, Portalegre.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarO tempo passa, as coisas e os lugares mudam. Estudei esta escola durante 7 anos. Era como que a minha segunda casa. Aí aprendi, brinquei, sonhei, cresci... ainda lembro, (com saudades) alguns dos meus professores: o Prof. Carlos Serra, a prof Lena Castro, a prof Ju Castro, o Prof Carreiras, a Prof Teresa Nascimento, o Prof Rolo, etc. E os funcionários? O Sr Francisco, a Dona Gracinda, a Dona Joaquina, a Marina,o Sr Carrilho e todos os outros sempre simpáticos e conversadores.
ResponderEliminarDizia, então, que quando fosse professora era aí que queria trabalhar: na "minha" escola. Afirmo, com um grande sorriso e boas recordações, que na ESSL já fui feliz,muito feliz!
As obras...
Não há dúvida que ficou uma bela escola. Moderna,diferente,com melhores condições. Mas já não é a "MINHA" escola. Já nem está a Mafaldinha no bar...
A todos os que nela estão e que para ela vão, desejo tudo de bom e que aproveitem cada momento nessa escola maravilhosa.