Avançar para o conteúdo principal

Visita de estudo a Badajoz

Os alunos do curso profissional, TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE, do 10ºI e 11º J da ESSL visitaram, no passado dia 13 de fevereiro, o Meseo del Carnaval, em Badajoz com as docentes Mafalda Nunes e Susana Afonso. Conheceram a origem; história e evolução do carnaval pacense de uma forma viva e dinâmica. Ao longo de uma galeria com vários sectores, contactaram com os antecedentes pagãos desta festividade; a evolução das máscaras e as diferenças existentes nesta celebração em Espanha e noutros países como, por exemplo, no Uruguai, em Montevideo, onde esta festa dura dois meses. Observaram os trajes de carnaval; máscaras, chapéus e todo o tipo de adereços originais e coloridos que venceram prémios nos últimos carnavais. Diferenciaram Murgas de Charangas e comparsas que são uma particularidade e se podem apreciar nalguns carnavais, em Espanha, como é o caso de Badajoz. Assistiram a um vídeo que mostrou os momentos mais significativos dos últimos 30 anos de Carnaval na cidade pacense. Foi-lhes explicado, por uma guia do museu, o tempo e empenho dedicado à preparação, ao longo do ano, para que nada falhe nos dias importantes de carnaval domingo e terça. Na sexta-feira a cidade já vive intensamente esta festa com as crianças que também criam os seus próprios grupos de acordo com um tema. Aqui ficam algumas fotos desta visita.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

COMO SE FAZ UM COMENTÁRIO A UM TEXTO

1- LER atentamente o texto: as vezes que forem necessárias até o compreender. Pelo menos duas vezes, mesmo que seja de fácil compreensão; 2- À medida que se lê o texto, devem APONTAR-SE os conceitos e palavras/vocábulos dos quais não conhecemos o significado; 3 - Depois de lido o texto (as vezes que forem necessárias), CONSULTAR UM DICIONÁRIO E/OU UMA ENCICLOPÉDIA , no sentido de encontrar as respostas a todas as palavras e expressões que dificultavam a compreensão daquele; 4 - IDENTIFICAR se é um texto autónomo e independente ou se é um excerto de um texto (um texto completo ou parte de... ); 5 - IDENTIFICAR o género literário a que o texto corresponde (se é prosa, se é poesia, que tipo de poesia, etc... ); 6 - INDICAR o tema do texto, ou seja, a ideia fundamental do mesmo; 7 - Para a compreensão de um texto é, muitas vezes, necessário DIVIDI-LO em partes; 8- Se se tratar de um texto de opinião e for exigido um COMENTÁRIO CRÍTICO do texto, é necessário contra-argumentar e...

ARREDORES

ARREDORES «Domingo irei para as hortas na pessoa dos outros» Álvaro de Campos No tempo em que havia quintas e hortas em Lisboa, e se ia para lá aos domingos, eu ficava em casa. E em vez de ir para as quintas e para as hortas, em vez de apanhar couves e de ordenhar ovelhas, lia poemas que falavam das quintas e das hortas de Lisboa, como se isso substituísse o ar do campo e o cheiro dos estábulos. É por isso que hoje, quando me lembro dos arredores de Lisboa onde havia quintas e hortas, o que lembro são as horas de leitura de poemas sobre esses arredores, e os passeios que eles me faziam dar aos domingos, substituindo os lugares reais com mais exactidão do que se eu tivesse ido a esses lugares. Visitei, assim, quintas e hortas pela mão do Cesário Verde e do Álvaro de Campos, e soube por eles tudo o que precisava de saber sobre os arredores de Lisboa, que hoje já não existem porque Lisboa entrou por eles e transformou as quintas em prédios e as ovelhas em automóvei...

António Aleixo

  Para não fazeres ofensas e teres dias felizes, não digas tudo o que pensas, mas pensa tudo o que dizes.   Mentiu com habilidade, fez quantas mentiras quis; agora fala verdade ninguém crê no que ele diz.   Não sou esperto nem bruto, nem bem nem mal educado: sou simplesmente o produto do meio em que fui criado.   Vemos gente bem vestida, no aspecto desassombrada; são tudo ilusões da vida, tudo é miséria dourada.   Sei que pareço um ladrão... mas há muitos que eu conheço que, não parecendo o que são, são aquilo que eu pareço.     António Aleixo