Avançar para o conteúdo principal

Participação na Conferência “Gestão da Inovação e Empreendedorismo”

No passado dia 9 de Fevereiro, os alunos dos cursos de Socioeconómicas e do curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão da Escola Secundária de São Lourenço, sob orientação e coordenação dos Professores Adriano Capote e Mariano Costa Pinto, partiram rumo ao Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa com vista à participação na Conferência sobre “Gestão da Inovação e Empreendedorismo”.

Gestão da Inovação e Empreendedorismo

Empreendedorismo foi o principal tema abordado durante a Conferência. O seu conceito, as suas características, a sua relação com a inovação e a sua importância para o crescimento económico foram alguns dos conteúdos apresentados por um Professor da instituição.

A abordagem sucinta que foi transmitida permitiu-nos captar que a actividade empreendedora visa a criação e implementação de negócios e de soluções criativas e que, aquele que a executa, i.e., o empreendedor, é alguém com características excepcionais, como a cultura de risco, a aceitação do fracasso e a persistência.

O Empreendedorismo é, ainda, um elemento indispensável para a mudança estrutural das economias e que promove a modernização das empresas. Assim, a actividade empreendedora contribui para aumentar a produtividade e, consequentemente, exerce uma importante influência no crescimento económico.

Iniciação ao mundo universitário

Além da integração e aprofundamento de conhecimentos programáticos da disciplina de Economia, esta visita de estudo permitiu aos aspirantes a estudantes universitários contactar com o ambiente do contexto universitário. Através de uma breve promoção desenvolvida pela Associação de Estudantes do ISEG, os alunos puderam constatar o clima de companheirismo e entreajuda que existe naquela instituição.

Em suma, esta actividade não se concentrou somente no tema da Conferência, dando aos alunos a possibilidade de interagirem e de ficarem a conhecer o espírito académico que reina no mundo universitário.

Até que chegue o momento da decisão final, fica o sabor a pouco daquilo que nos espera no Ensino Superior.

Carlos Raimundo, ESSL

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ARREDORES

ARREDORES «Domingo irei para as hortas na pessoa dos outros» Álvaro de Campos No tempo em que havia quintas e hortas em Lisboa, e se ia para lá aos domingos, eu ficava em casa. E em vez de ir para as quintas e para as hortas, em vez de apanhar couves e de ordenhar ovelhas, lia poemas que falavam das quintas e das hortas de Lisboa, como se isso substituísse o ar do campo e o cheiro dos estábulos. É por isso que hoje, quando me lembro dos arredores de Lisboa onde havia quintas e hortas, o que lembro são as horas de leitura de poemas sobre esses arredores, e os passeios que eles me faziam dar aos domingos, substituindo os lugares reais com mais exactidão do que se eu tivesse ido a esses lugares. Visitei, assim, quintas e hortas pela mão do Cesário Verde e do Álvaro de Campos, e soube por eles tudo o que precisava de saber sobre os arredores de Lisboa, que hoje já não existem porque Lisboa entrou por eles e transformou as quintas em prédios e as ovelhas em automóvei...

COMO SE FAZ UM COMENTÁRIO A UM TEXTO

1- LER atentamente o texto: as vezes que forem necessárias até o compreender. Pelo menos duas vezes, mesmo que seja de fácil compreensão; 2- À medida que se lê o texto, devem APONTAR-SE os conceitos e palavras/vocábulos dos quais não conhecemos o significado; 3 - Depois de lido o texto (as vezes que forem necessárias), CONSULTAR UM DICIONÁRIO E/OU UMA ENCICLOPÉDIA , no sentido de encontrar as respostas a todas as palavras e expressões que dificultavam a compreensão daquele; 4 - IDENTIFICAR se é um texto autónomo e independente ou se é um excerto de um texto (um texto completo ou parte de... ); 5 - IDENTIFICAR o género literário a que o texto corresponde (se é prosa, se é poesia, que tipo de poesia, etc... ); 6 - INDICAR o tema do texto, ou seja, a ideia fundamental do mesmo; 7 - Para a compreensão de um texto é, muitas vezes, necessário DIVIDI-LO em partes; 8- Se se tratar de um texto de opinião e for exigido um COMENTÁRIO CRÍTICO do texto, é necessário contra-argumentar e...

Semana da Leitura