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Visita de estudo a Badajoz

Os alunos do curso profissional, TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE, do 10ºI e 11º J da ESSL visitaram, no passado dia 13 de fevereiro, o Meseo del Carnaval, em Badajoz com as docentes Mafalda Nunes e Susana Afonso. Conheceram a origem; história e evolução do carnaval pacense de uma forma viva e dinâmica. Ao longo de uma galeria com vários sectores, contactaram com os antecedentes pagãos desta festividade; a evolução das máscaras e as diferenças existentes nesta celebração em Espanha e noutros países como, por exemplo, no Uruguai, em Montevideo, onde esta festa dura dois meses. Observaram os trajes de carnaval; máscaras, chapéus e todo o tipo de adereços originais e coloridos que venceram prémios nos últimos carnavais. Diferenciaram Murgas de Charangas e comparsas que são uma particularidade e se podem apreciar nalguns carnavais, em Espanha, como é o caso de Badajoz. Assistiram a um vídeo que mostrou os momentos mais significativos dos últimos 30 anos de Carnaval na cidade pacense. Foi-lhes explicado, por uma guia do museu, o tempo e empenho dedicado à preparação, ao longo do ano, para que nada falhe nos dias importantes de carnaval domingo e terça. Na sexta-feira a cidade já vive intensamente esta festa com as crianças que também criam os seus próprios grupos de acordo com um tema. Aqui ficam algumas fotos desta visita.

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COMO SE FAZ UM COMENTÁRIO A UM TEXTO

1- LER atentamente o texto: as vezes que forem necessárias até o compreender. Pelo menos duas vezes, mesmo que seja de fácil compreensão; 2- À medida que se lê o texto, devem APONTAR-SE os conceitos e palavras/vocábulos dos quais não conhecemos o significado; 3 - Depois de lido o texto (as vezes que forem necessárias), CONSULTAR UM DICIONÁRIO E/OU UMA ENCICLOPÉDIA , no sentido de encontrar as respostas a todas as palavras e expressões que dificultavam a compreensão daquele; 4 - IDENTIFICAR se é um texto autónomo e independente ou se é um excerto de um texto (um texto completo ou parte de... ); 5 - IDENTIFICAR o género literário a que o texto corresponde (se é prosa, se é poesia, que tipo de poesia, etc... ); 6 - INDICAR o tema do texto, ou seja, a ideia fundamental do mesmo; 7 - Para a compreensão de um texto é, muitas vezes, necessário DIVIDI-LO em partes; 8- Se se tratar de um texto de opinião e for exigido um COMENTÁRIO CRÍTICO do texto, é necessário contra-argumentar e

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