segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

SUGESTÕES PARA FAZER UM TRABALHO ESCRITO

De uma maneira geral, um trabalho deverá ter a seguinte organização :



1. CAPA;

2. ÍNDICE;

3. INTRODUÇÃO;

4. DESENVOLVIMENTO;

5. CONCLUSÃO;

6. BIBLIOGRAFIA.



CAPA - Fazem parte da capa os seguintes elementos:

Nome da escola;
Disciplina ou área a que se destina;
Título do trabalho;
Identificação do(s) autor(es) :
Nome do aluno ou grupo de alunos que elaboraram o trabalho;
Ano, turma e número(s);
Ano Lectivo em que o trabalho foi feito.





ÍNDICE ---- No índice apresentam-se os capítulos e subcapítulos do seu trabalho com as correspondentes páginas. Deve apresentar-se o nome ou a designação das partes que constituem o seu trabalho. A cada uma delas corresponderá uma numeração. Os títulos e subtítulos devem aparecer, ao longo do trabalho, com a mesma numeração e o mesmo tipo de letra com que foram apresentados no índice.

3. INTRODUÇÃO - A introdução é uma apresentação sumária do seu trabalho e deverá conter resumidamente o que vai tratar e como o irá fazer. Quem vai ler o seu trabalho, logo na introdução deverá ficar com uma ideia daquilo que irá encontrar.

4. DESENVOLVIMENTO - O desenvolvimento, também chamado corpo do trabalho, é a parte mais extensa deste. Nele deve apresentar o tema, os problemas a partir dele levantados, a argumentação utilizada e as respostas a que chegou. Deve apresentar, de igual modo, os objectivos e as razões que o(a) levaram a tratar esse tema/problema. Para tal, procure responder às seguintes questões: --- Por que é que eu resolvi fazer este trabalho ? --- Para quê ? --- O que é que eu pretendo saber ou alcançar ?

5. CONCLUSÃO -- A conclusão é como que o resumo do seu trabalho. Enquanto que ao longo do desenvolvimento se preocupou em apresentar as questões e as diferentes fundamentações devidamente encadeadas de modo mais ou menos exaustivo, a conclusão deve dar ao seu leitor uma visão de conjunto.

6. BIBLIOGRAFIA - Deverá seguir as normas que a seguir se apresentam. Comecemos pelos livros : 1- Nome do autor: apelido em maiúsculas, vírgula, nome próprio. 2 – A seguir ao nome do autor é colocada a data em que o livro foi editado, entre parêntesis. 3 – Em seguida coloca-se o título da obra, seguido de ponto. Este deve apresentar-se sublinhado ou em itálico e em maiúsculas. 4 – Após o título da obra surge o número da edição, o local de publicação: a cidade, dois pontos e depois a editora. No caso de se tratar de um periódico (jornal ou revista ) temos os seguintes elementos: 1.Nome do autor; 2.Ano da publicação, entre parêntesis( ); 3. Título do artigo, seguido de ponto( . ) ; 4. Título da publicação, sublinhado ou em itálico; 5. Data e Número da publicação; 6.Localização do artigo no periódico, isto é, as páginas que ocupa.

2 comentários: