Avançar para o conteúdo principal

SUGESTÕES PARA FAZER UM TRABALHO ESCRITO

De uma maneira geral, um trabalho deverá ter a seguinte organização :



1. CAPA;

2. ÍNDICE;

3. INTRODUÇÃO;

4. DESENVOLVIMENTO;

5. CONCLUSÃO;

6. BIBLIOGRAFIA.



CAPA - Fazem parte da capa os seguintes elementos:

Nome da escola;
Disciplina ou área a que se destina;
Título do trabalho;
Identificação do(s) autor(es) :
Nome do aluno ou grupo de alunos que elaboraram o trabalho;
Ano, turma e número(s);
Ano Lectivo em que o trabalho foi feito.





ÍNDICE ---- No índice apresentam-se os capítulos e subcapítulos do seu trabalho com as correspondentes páginas. Deve apresentar-se o nome ou a designação das partes que constituem o seu trabalho. A cada uma delas corresponderá uma numeração. Os títulos e subtítulos devem aparecer, ao longo do trabalho, com a mesma numeração e o mesmo tipo de letra com que foram apresentados no índice.

3. INTRODUÇÃO - A introdução é uma apresentação sumária do seu trabalho e deverá conter resumidamente o que vai tratar e como o irá fazer. Quem vai ler o seu trabalho, logo na introdução deverá ficar com uma ideia daquilo que irá encontrar.

4. DESENVOLVIMENTO - O desenvolvimento, também chamado corpo do trabalho, é a parte mais extensa deste. Nele deve apresentar o tema, os problemas a partir dele levantados, a argumentação utilizada e as respostas a que chegou. Deve apresentar, de igual modo, os objectivos e as razões que o(a) levaram a tratar esse tema/problema. Para tal, procure responder às seguintes questões: --- Por que é que eu resolvi fazer este trabalho ? --- Para quê ? --- O que é que eu pretendo saber ou alcançar ?

5. CONCLUSÃO -- A conclusão é como que o resumo do seu trabalho. Enquanto que ao longo do desenvolvimento se preocupou em apresentar as questões e as diferentes fundamentações devidamente encadeadas de modo mais ou menos exaustivo, a conclusão deve dar ao seu leitor uma visão de conjunto.

6. BIBLIOGRAFIA - Deverá seguir as normas que a seguir se apresentam. Comecemos pelos livros : 1- Nome do autor: apelido em maiúsculas, vírgula, nome próprio. 2 – A seguir ao nome do autor é colocada a data em que o livro foi editado, entre parêntesis. 3 – Em seguida coloca-se o título da obra, seguido de ponto. Este deve apresentar-se sublinhado ou em itálico e em maiúsculas. 4 – Após o título da obra surge o número da edição, o local de publicação: a cidade, dois pontos e depois a editora. No caso de se tratar de um periódico (jornal ou revista ) temos os seguintes elementos: 1.Nome do autor; 2.Ano da publicação, entre parêntesis( ); 3. Título do artigo, seguido de ponto( . ) ; 4. Título da publicação, sublinhado ou em itálico; 5. Data e Número da publicação; 6.Localização do artigo no periódico, isto é, as páginas que ocupa.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ARREDORES

ARREDORES «Domingo irei para as hortas na pessoa dos outros» Álvaro de Campos No tempo em que havia quintas e hortas em Lisboa, e se ia para lá aos domingos, eu ficava em casa. E em vez de ir para as quintas e para as hortas, em vez de apanhar couves e de ordenhar ovelhas, lia poemas que falavam das quintas e das hortas de Lisboa, como se isso substituísse o ar do campo e o cheiro dos estábulos. É por isso que hoje, quando me lembro dos arredores de Lisboa onde havia quintas e hortas, o que lembro são as horas de leitura de poemas sobre esses arredores, e os passeios que eles me faziam dar aos domingos, substituindo os lugares reais com mais exactidão do que se eu tivesse ido a esses lugares. Visitei, assim, quintas e hortas pela mão do Cesário Verde e do Álvaro de Campos, e soube por eles tudo o que precisava de saber sobre os arredores de Lisboa, que hoje já não existem porque Lisboa entrou por eles e transformou as quintas em prédios e as ovelhas em automóvei...

COMO SE FAZ UM COMENTÁRIO A UM TEXTO

1- LER atentamente o texto: as vezes que forem necessárias até o compreender. Pelo menos duas vezes, mesmo que seja de fácil compreensão; 2- À medida que se lê o texto, devem APONTAR-SE os conceitos e palavras/vocábulos dos quais não conhecemos o significado; 3 - Depois de lido o texto (as vezes que forem necessárias), CONSULTAR UM DICIONÁRIO E/OU UMA ENCICLOPÉDIA , no sentido de encontrar as respostas a todas as palavras e expressões que dificultavam a compreensão daquele; 4 - IDENTIFICAR se é um texto autónomo e independente ou se é um excerto de um texto (um texto completo ou parte de... ); 5 - IDENTIFICAR o género literário a que o texto corresponde (se é prosa, se é poesia, que tipo de poesia, etc... ); 6 - INDICAR o tema do texto, ou seja, a ideia fundamental do mesmo; 7 - Para a compreensão de um texto é, muitas vezes, necessário DIVIDI-LO em partes; 8- Se se tratar de um texto de opinião e for exigido um COMENTÁRIO CRÍTICO do texto, é necessário contra-argumentar e...

Semana da Leitura