Avançar para o conteúdo principal

HETERÓNIMOS



O meu heterónimo

Heterónimo, dizes-me. É tão simples como isso, um Heterónimo. Levantas a voz, como se o sonho te pertencesse. Ele não te pertence, é meu. Fui eu que te sonhei, fui eu que te imaginei e fui eu que te dei vida, neste mundo imaginário criado pelo meu pensamento cansado. Imaginação, não passas disso. Sentir? Não acredito que o consigas fazer. Pensar? Tão pouco.

Os teus olhos são vazios. Não têm esperança nem sonhos. Dizes sonhar dessa maneira? Não sejas patético. Apenas sonha quem existe, quem pensa e sente. Eu sonho porque te criei, e criei-te porque sonho. Não és mais que a minha vontade de comover com a razão e de pensar com o coração. És o impossível em mim, e por isso sei que não existes para além desta corrente de pensamentos adormecidos a que chamamos sonhos.

Dizes amar mais do que alguma vez amei. Dizes sentir muito mais do que alguma vez senti. Abalas-me o coração com essa certeza viva e sentida. Mas, nem por isso, os teus olhos começam a brilhar. És vazio. Sentes-te oco por dentro, e tu sabe-lo. Desejas viver e aprender com o mundo, desejas amar alguém verdadeiro, que sinta com o coração, que te veja com olhos de ver e que te sinta com mãos de sentir.

És um invasor do meu imaginário. Um simples fugitivo, que passa de sonho em sonho à procura de abrigo, à procura, nem que seja, de uma razão para viver. Mas eu não sou um poeta de pluralidades. Nem poeta sou, tão pouco. A minha alma só me é dedicada a mim, e os pensamentos renegam outra existência que não a minha. As portas estão fechadas. Por mais que levantes a voz, por mais que sintas e por mais que justifiques a tua existência, nunca passarás de um invasor da minha alma.

Se o mundo se modelasse aos nossos gostos, seria eu a deambular de alma em alma à procura de um lar, de alguém que me aceitasse como uma extensão do seu ser – seria essa a tua vontade. Se as vontades de cada um fossem as modas mundanas, terias um corpo e uma mente. Irias recusar-me tal e qual como eu te recusei. Continuarias a amar e a sentir mais do que eu, porque, afinal, és o que eu julgo ser impossível em mim.

Eu amo, eu sinto. O meu coração sofre com a amargura. Eu sofro com a amargura. Um homem não é nada se não amar, se não tiver uma mulher a quem se entregar. Eu sou assim, um homem normal. Tenho ambições que vão muito mais além do racional. Sonho, mas através de mim mesmo, sem me soltar da minha pessoa para que alguém venha preencher o vazio que há na minha mente. E sei, por certeza minha, que não passas de um sonho, de um pensamento que se quer ver realizado mas que não sabe como fazê-lo.

Irei acordar, e não estarás lá.

E assim foi. Heterónimo? Não o tenho. Sou apenas eu, sem mestre nem rebanho para comandar. A singularidade é a máxima ambição - esta alma tem segredos que só a minha vontade pode desvendar.

Olho o rio de fora. É forte, a corrente. Tanta água só pode desaguar nas lágrimas do mundo - mas o mar é tão vasto, tão grande e vazio. Vou saltar para a corrente. Queria companhia, mas sou só eu. Somente eu…

Diogo Luz Lourenço 12º ano

Comentários

  1. Meu amigo Diogo, excelente reflexão de quem procura o "eu" e sente uma necessidade de o encontrar. Excelente texto! Parabéns! Um abraço!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

COMO SE FAZ UM COMENTÁRIO A UM TEXTO

1- LER atentamente o texto: as vezes que forem necessárias até o compreender. Pelo menos duas vezes, mesmo que seja de fácil compreensão; 2- À medida que se lê o texto, devem APONTAR-SE os conceitos e palavras/vocábulos dos quais não conhecemos o significado; 3 - Depois de lido o texto (as vezes que forem necessárias), CONSULTAR UM DICIONÁRIO E/OU UMA ENCICLOPÉDIA , no sentido de encontrar as respostas a todas as palavras e expressões que dificultavam a compreensão daquele; 4 - IDENTIFICAR se é um texto autónomo e independente ou se é um excerto de um texto (um texto completo ou parte de... ); 5 - IDENTIFICAR o género literário a que o texto corresponde (se é prosa, se é poesia, que tipo de poesia, etc... ); 6 - INDICAR o tema do texto, ou seja, a ideia fundamental do mesmo; 7 - Para a compreensão de um texto é, muitas vezes, necessário DIVIDI-LO em partes; 8- Se se tratar de um texto de opinião e for exigido um COMENTÁRIO CRÍTICO do texto, é necessário contra-argumentar e

ARREDORES

ARREDORES «Domingo irei para as hortas na pessoa dos outros» Álvaro de Campos No tempo em que havia quintas e hortas em Lisboa, e se ia para lá aos domingos, eu ficava em casa. E em vez de ir para as quintas e para as hortas, em vez de apanhar couves e de ordenhar ovelhas, lia poemas que falavam das quintas e das hortas de Lisboa, como se isso substituísse o ar do campo e o cheiro dos estábulos. É por isso que hoje, quando me lembro dos arredores de Lisboa onde havia quintas e hortas, o que lembro são as horas de leitura de poemas sobre esses arredores, e os passeios que eles me faziam dar aos domingos, substituindo os lugares reais com mais exactidão do que se eu tivesse ido a esses lugares. Visitei, assim, quintas e hortas pela mão do Cesário Verde e do Álvaro de Campos, e soube por eles tudo o que precisava de saber sobre os arredores de Lisboa, que hoje já não existem porque Lisboa entrou por eles e transformou as quintas em prédios e as ovelhas em automóvei

ROTEIRO QUEIROSIANO – SINTRA – 12/04/2010, 11ºB, I

LEITURA DO CAPÍTULO VIII DE OS MAIAS DE EÇA DE QUEIRÓS, EM SINTRA "O quê! o maestro não conhecia Sintra?... Então era necessário ficarem lá, fazer as peregrinações clássicas, subir à Pena, ir beber água à Fonte dos Amores, barquejar na várzea... (…) Carlos, no entanto, pensava no motivo que o trazia a Sintra. E realmente não sabia bem porque vinha: mas havia duas semanas que ele não avistava certa figura que tinha um passo de deusa pisando a terra, e que não encontrava o negro profundo de dois olhos que se tinham fixado nos seus: agora supunha que ela estava em Sintra, corria a Sintra. Não esperava nada, não desejava nada. Não sabia se a veria, talvez ela tivesse já partido. Mas vinha: e era já delicioso o pensar nela assim por aquela estrada fora, penetrar, com essa doçura no coração, sob as belas árvores de Sintra... (…) - A Lawrence onde é? Na serra? - perguntou ele com a ideia repentina de ficar ali um mês naquele paraíso. - Nós não vamos para a